segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Macros e Vba: Por onde começar?

Categorias da Postagem: , , ,


Nestes primeiros artigos, você vai aprender como é fácil de gravar macros com o Gravador de Macro e criar outras macros a partir de seu próprio computador no Editor do Visual Basic.

Nesta primeira postagem vamos focar em lhe ensinar o que é o ambiente de programação do Excel, o ambiente de programação dos outros aplicativos office é muito semelhante por isso com o tempo você aprenderá a programar em vários aplicativos.

Nestas postagens você vai descobrir que:

  1. O Macro Recorder não é apenas um gravador, mas é o melhor professor e vai ser um grande auxiliar (escrever código para você), mesmo quando você se tornar um especialista em programação em VBA.
  2.  Editor do Visual Basic é o ambiente de desenvolvimento mais fácil de usar que lhe diz imediatamente se há erros em suas sentenças, de modo que você não tem que esperar no final do seu projeto a perceber que algo que você escreveu está errado.
  3. No Editor do Visual Basic você criará userforms poderosos e úteis.
  4. No editor de Visual Basic que você vai testar o seu passo a passo macros, modificá-los e melhorá-los.
Após este primeiro artigo você será capaz de copiar todos os macros disponíveis na intenet e usá-los de forma eficiente em suas próprias pastas de trabalho.

Editor do Visual Basic Excel

Configurando o Editor do Visual Basic no Excel (VBE)

O Editor do Visual Basic é um programa dentro do Excel que lhe permite comunicar-se com o Excel. Vamos abri-lo e começar a configurá-lo para que o trabalho torne-se fácil e eficiente.

Abra o Excel e uma nova pasta de trabalho (Pasta1).
No seu teclado, pressione a tecla "ALT" (à esquerda da barra de espaço) e segure, aperte a tecla "F11" (a tecla F11 está no topo do seu teclado). Você vê agora o Editor do Visual Basic. 

Novamente pressione "ALT/F11" e você está de volta para o Excel. Use a tecla "ALT/F11" para ir do Excel para o VBA e para trás.

Quando você abre pela primeira vez o VBE você verá uma janela como a imagem abaixo.


Se houver janelas abertas dentro do VBE, como na imagem abaixo, clique no "Xis" para fechá-las e ver um retângulo cinza que irá encher a parte inferior da tela, como na imagem acima.

As três janelas no Visual Basic Editor

Para ser eficiente quando se trabalha com o VBE deve sempre haver 3 janelas que mostram como na imagem abaixo: 
  1. Janela do projeto - Project (1), com os objetos do projeto.
  2. Janela de código (2), local onde será inserido o código.
  3. Janela de propriedades (3), 

A configurações devem estar dispostas como na imagem abaixo. 
Você pode redimensionar as janelas, clicando onde coloquei um *, segurando e movendo para os lados ou para cima e para baixo. Vamos estudar cada uma das três janelas nas próximas três postagens, como ando meio sem tempo dividi em várias partes, para que assim vocês possam ir acompanhando e eu possa dar conta das postagens.
Primeiro vamos configurar o VBE.


Lembre-se que você irá executar essa tarefa de configuração somente uma vez e que cada vez que você vai abrir o VBE esta configuração  permanecerá.

Passo 1: Feche todas as janelas que estão abertas no VBE para acabar com isso:


Passo 2: Vá para a barra de menu "View" em inglês ou "Exibir" em português e clique em "Project Explorer". O resultado será algo como a imagem abaixo:



Se a janela do projeto já aparece como uma coluna do lado esquerdo da tela não há nada mais que você tem que fazer por agora. Se a janela de projeto aparece no meio da área cinzenta como acima, clique com o botão direito no espaço em branco no meio da janela do projeto e verificar "acoplável". Em seguida, clique na barra superior azul da janela Project, segure e arraste-o para a esquerda até o cursor (seta branca) tocar no lado esquerdo da tela. Quando você soltar o botão do mouse, o resultado final deve ser como mostrado na imagem abaixo. Parabéns você acabou de configurar a primeira janela do VBE.




Passo 3: Mova o cursor sobre a linha que separa a janela do projeto e o retângulo cinza. Quando ele se transforma em duas linhas e setas paralelas pequena clique, segure e mova as linhas para os lados. Redimensionando assim as duas janelas como você quiser.

Passo 4: Volte para a barra de menu "View/Exibir" e clique em "Janela de Propriedades". A janela Propriedades será exibida um como na imagem abaixo.


Se a janela Propriedades já está localizada abaixo da janela do projeto, não há nada a fazer. Se a mesma se mostrar como na imagem acima, clique com o botão direito no espaço em branco no meio da janela Propriedades e marque "acoplável". Em seguida, clique na barra superior azul da janela Propriedades e arraste-o para a esquerda até que o cursor (seta branca) toque o centro da parte inferior da janela Project. Quando você soltar o botão do mouse, o resultado final deve ser como na imagem abaixo. Parabéns você acabou de configurar a segunda janela do VBE.


Passo 5: Mova o cursor sobre a linha que separa a janela do projeto e da janela de propriedades. Quando ele se transforma em duas linhas e setas paralelas pequenas clique, segure e mova as linhas na vertical. Redimensionando as duas janelas como você queira.

Passo 6: Para adicionar a janela de código para a programação, você só tem que clicar duas vezes sobre o nome de um componente na janela de projeto (Plan1, Plan2, Plan3 ou This Workbook) e sua janela de código aparecerá dentro do retângulo cinza. 
Você pode maximizar qualquer janela de código clicando em seu botão "Maximizar"   .
O resultado final se parece com a imagem abaixo. As palavras "Option Explicit" poderão não estar presente em sua janela de código. Vou abordar esta questão mais tarde em um artigo sobre as variáveis ​. 


Passo 6: Agora vá para Excel e feche-o. Re-abra o Excel, e vá para o VBE (ALT/F11) e você verá que a configuração VBE persiste. Parabéns, agora você está pronto para trabalhar no Editor do Visual Basic.

Este é apenas o primeiro passo que lhe mostra como iniciar e lhe ensina a ter o primeiro contato com o ambiente de programação do Excel, muitas pessoas e eu quando iniciei o contato com as Macros e com a programação em VBA não sabia por onde começar ou não teve um Norte, acredito que com estas dicas e com os próximos artigos você conseguirá aprender muito rápido programação em VBA e Macros.

Um abraço.

Douglas Godoy

0 comentários:

Postar um comentário